top of page
Search
Writer's pictureThinking Sports Physiotherapy

O que é um Fisioterapeuta Desportivo?

Este conteúdo sai diretamente do primeiro capítulo do livro escrito pelo Fisioterapeuta António Fernandes ("SOU FISIOTERAPEUTA NO FUTEBOL! E AGORA?"). O livro pode ser encontrado na secção Projetos.


O que faz um fisioterapeuta desportivo?


A organização de Fisioterapeutas da Nova Zelândia define um fisioterapeuta desportivo como:


"Um profissional reconhecido que demonstra competências avançadas na promoção da participação segura em atividades físicas, aconselhamento e adaptação de intervenções de reabilitação e de treino, com o objetivo de prevenir lesões, restaurar a função e contribuir para a melhoria do desempenho desportivo em atletas de todas as idades e habilidades, garantindo um alto padrão de prática profissional e ética." (1)




Fisioterapeutas desportivos podem trabalhar numa ampla variedade de ambientes. Muitos trabalham com atletas recreativos ativos em práticas particulares. Eles podem estar envolvidos em desportos sociais e de clubes, bem como ter uma participação em sessões de treino e jogos. (1)


Os fisioterapeutas desportivos geralmente encontram-se inseridos num ambiente com atletas de elite em desportos competitivos e profissionais, trabalhando e viajando com a equipa e integrando os seus serviços com outros profissionais de saúde, treinadores, preparadores físicos e restante staff. (1)


Para além disso, também podem estar ativamente envolvidos em várias organizações desportivas para coordenar os serviços de fisioterapia, prevenção de lesões, reabilitação e programas de vigilância de lesões. (1)


Funções e áreas de competência da fisioterapia desportiva


A Federação Internacional de Fisioterapia Desportiva (IFSPT) (2) identificou 11 competências que são exigidas para fisioterapeutas desportivos. Em paralelo com essas competências, há um conjunto de skills ou padrões específicos que devem ser mantidos. Essas competências e padrões estão relacionados com os vários papéis sobrepostos que o fisioterapeuta desempenha (3):


1) Gestão do cliente / paciente:

  • Prevenção de lesão;

  • Intervenções Agudas;

  • Reabilitação;

  • Melhoria da Performance.

2) Inovador:

  • Promoção de um estilo de vida seguro e ativo;

  • Promoção de Fair Play e práticas Anti-Doping;

3) Líder Profissional:

  • Formação Contínua;

  • Profissionalismo e Gestão.

4) Inovador:

  • Envolvimento de Pesquisa;

  • Disseminação de Melhores Práticas;

  • Ampliando a prática por meio da inovação.


Equipa de Medicina Desportiva


A forma como nos encaixamos na equipa de medicina desportiva pode variar de acordo com o tipo de ambiente desportivo em que o fisioterapeuta trabalha. (4)


Em muitos casos, os fisioterapeutas trabalham com equipas desportivas locais e amadoras, seja no suporte ao treino ou competição. Neste contexto, o fisioterapeuta poderá ser o único profissional de saúde a trabalhar diretamente com o atleta e com a equipa. Nesta situação, ele deverá tomar decisões em relação à remoção do atleta do campo, gestão de lesões e decidir sobre o retorno do atleta ao treino e competição (5, 6).


Num outro contexto, trabalhando com Seleções Nacionais e equipas desportivas profissionais, observamos uma realidade bastante distinta da anterior. Em muitos casos, o fisioterapeuta é apenas um profissional de saúde inserido numa rede de muitos outros profissionais que prestam serviços à equipa. Assim, neste contexto observa-se uma abordagem multidisciplinar composta por diversos profissionais, sendo que cada um possui um determinado conjunto de skills especializadas para fornecer o cuidado ideal do atleta, mas também para melhorar o conhecimento e as skills dos restantes colegas (5, 6).


A equipa de medicina desportiva mais adequada depende do contexto e cenário. Conforme mencionado anteriormente, trabalhando com equipas locais e amadoras, a equipa de medicina desportiva pode consistir apenas no fisioterapeuta. Em equipas desportivas profissionais a equipa de medicina desportiva pode consistir em diversos profissionais (figura 1) (4).



Figura 1: Profissionais envolvidos na equipa desportiva


O treinador, o atleta e o fisioterapeuta


O fisioterapeuta necessita de ter uma boa relação com o atleta. É preciso que ambos sintam segurança e confiança um com o outro. Isso implica que o atleta sinta que pode confiar no fisioterapeuta e que o fisioterapeuta sinta que o atleta seguirá os conselhos dados. (4)


O treinador é responsável pelo treino e desempenho do atleta, e é vital envolve-lo no processo de tomada de decisão médica.


Ter um bom relacionamento entre treinador e fisioterapeuta é uma situação "win-win" para todos (5):


O treinador terá uma melhor compreensão do papel dos fisioterapeutas, e isso pode conduzir à procura de ajuda para problemas minor, que por sua vez podem contribuir na prevenção de lesões.
O fisioterapeuta pode aprender com o treinador e ter uma melhor compreensão das demandas físicas do desporto, o que pode auxiliar na adoção de melhores medidas de prevenção de lesões.

Referências Bibliográficas


1) https://sportsphysiotherapy.org.nz/what-is-sports-physiotherapy/


2) International Federation of Sports Physical Therapists. Available from https://ifspt.org/.


3) Bulley C, Donaghy M, Coppoolse R, Bizzini M, van Cingel R, DeCarlo M, Dekker L, Grant M, Meeusen R, Phillips N, & Risberg M.Sports Physiotherapy Competencies and Standards.2004. SportsPhysiotherapy For All Project. [online] Available at: www.SportsPhysiotherapyForAll.org/publications/


4) https://www.physio-pedia.com/The_Role_of_the_Sports_Physiotherapist#cite_note-:1-1


5) Landry M. Brukner & Khan's Clinical Sports Medicine. Physiother Can. 2014;66(1):109-110.


6) Papa JA. Athletic and Sport Issues in Musculoskeletal Rehabilitation (Musculoskeletal Rehabilitation Series). J Can Chiropr Assoc. 2012;56(3):234.

89 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page